FAB promove 1º Simpósio do Sistema de Administração

Evento reúne especialistas e autoridades para discutir avanços na gestão pública. Foto: Sargento Marcus / CECOMSAER

No dia 12/09, o auditório do Grupamento de Apoio do Distrito Federal (GAP-DF), em Brasília, foi palco do 1º Simpósio do Sistema de Administração da Aeronáutica, o SISADM. Organizado pela Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) em parceria com a Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD), o Simpósio reuniu autoridades e especialistas para discutir temas estratégicos, promover a troca de conhecimentos e compartilhar boas práticas de gestão na Administração Pública Federal.

O evento foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, sendo recebido pelo Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, acompanhado do Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Marcelo Brasil Carvalho da Fonseca.

Realizado de forma híbrida, o evento contou com palestrantes externos que abordaram assuntos como: o Sistema de Administração da Aeronáutica (SISADM), apresentado pelo Major-Brigadeiro Fonseca; os Projetos da Central de Compras, expostos pela Diretora da Central de Compras da Secretaria de Gestão e Inovação, Lara Brainer; Soluções de Inteligência Artificial em uso no Tribunal de Contas da União, ministrada pelo Secretário de Tecnologia da Informação e Evolução Digital, Rainério Rodrigues Leite; Governança em Contratações Públicas, explanada pelo Subsecretário de Gestão do Estado de São Paulo e Presidente da Comissão de Transição da Nova Lei de Licitações em SP, Renato Fenili; Inovação em Compras Públicas, pela experiência do Exército Brasileiro, apresentada pelo Major Intendente Bruno Campos Viana; e o Mercado Livre de Energia, discutido pelo Superintendente de Comercialização de Energia Varejista Eduardo Lima, e pelo Especialista em Mercado de Energia, Renato Cruvinel. 

Em sua fala, o Tenente-Brigadeiro Ary destacou a relevância do Simpósio para modernizar os processos administrativos da Força Aérea. "Este evento marca um passo importante para as ações administrativas em nossa Força. A troca de experiências e a discussão das melhores práticas de gestão são fundamentais para o aperfeiçoamento contínuo da administração pública no Brasil e, nessa linha, segue o SISADM. A participação de especialistas externos enriquece nosso conhecimento e nos abre novas perspectivas", afirmou.

Além das palestras, o evento promoveu um painel de debates com a participação ativa do público, que enviou perguntas por meio virtual.

Durante o simpósio, também foram assinados dois importantes documentos: o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 123/COMAER/SEGES/2024 e o Termo de Adesão nº 001/COMAER/SEGES/2024. O ACT visa à realização de licitações centralizadas para a contratação de serviços de outsourcing do novo almoxarifado virtual nacional, supermercado virtual, almoxarifado virtual nacional para materiais de manutenção predial, reforma e construção, farmácia virtual, além de outros projetos do portfólio da Central de Compras, todos de interesse da SEFA. Já o Termo de Adesão tem como objetivo a disponibilização de serviços de transporte terrestre de pessoal a serviço da Administração Pública Federal, no âmbito do Distrito Federal e entorno.

Esses acordos foram firmados entre o Comando da Aeronáutica (COMAER), representado pelo Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Ary, e pelo Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Fonseca, e o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), representado pela Diretora da Central de Compras da Secretaria de Gestão e Inovação, Lara Brainer. A parceria visa aprimorar a cooperação técnica e logística entre os órgãos da União, por meio de atividades conjuntas e do compartilhamento de recursos e serviços especializados.

O ACT tem abrangência nacional e duração de cinco anos, podendo ser prorrogado. A parceria reforça o compromisso de ambos os órgãos em avançar na pesquisa e no apoio logístico, coordenando esforços para uma gestão pública mais eficiente e inovadora. "Estas assinaturas ressaltam nosso compromisso em construir um relacionamento duradouro e promover avanços significativos na gestão pública", concluiu o Tenente-Brigadeiro Ary.

“A parceria formalizada hoje, por meio do Acordo de Cooperação Técnica permitirá que a Força Aérea Brasileira atue dentro do planejamento das contratações centralizadas em andamento, organizando-se para integrar esses projetos à nossa estrutura de governança", declarou Lara Brainer.

O encerramento do Simpósio foi marcado por um discurso do Tenente-Brigadeiro Ary, que enfatizou a importância da integração entre os diversos setores da administração pública para alcançar uma gestão mais moderna e eficaz.


Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Mônica Lopes

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem